Tipos de empresas

Por Max Gehringer

Existem dois tipos de empresas. As que proíbem e as que incentivam. As que proíbem são visuais: elas têm normas e regulamentos escritos para qualquer situação. As empresas que incentivam são auditivas e orais: elas escutam e discutem. As empresas que proíbem são individuais. Cada um tem o seu lugar, e as fronteiras entre uma função e outra são claramente definidas. As que incentivam são coletivas. Toda área é aberta para quem quiser conhecê-la ou se transferir para ela. Para as que proíbem, o importante é o segredo. Para as que incentivam, o importante é a divulgação. Nas que incentivam, a resposta para
qualquer pergunta normalmente é sim. Nas que proíbem, a resposta é sempre não.
Nas empresas que incentivam, é essencial ter boas idéias. Nas que proíbem, é vital ter
boas desculpas. Nas empresas que incentivam, é fácil conversar com o presidente. Nas que proíbem, é difícil conversar até com o chefe imediato. A empresa que incentiva tem planos de carreira para seus funcionários. A empresa que proíbe acha que o funcionário só reclama. A empresa que incentiva depende de um sistema de administração. A empresa que proíbe depende de uma pessoa que dá ordens. A empresa que incentiva é boa para quem quer progredir. A empresa que proíbe só é boa para quem manda. O estilo da empresa que incentiva parece infinitamente melhor, mas não é bem assim. Muitas empresas incentivadoras já quebraram, e muitas empresas proibidoras estão conseguindo sucesso. Porque existem dois tipos de funcionários: os que preferem ser incentivados a decidir e a inovar, e os que preferem ser mandados e simplesmente obedecer. Por isso, o sucesso de uma empresa não depende de seu estilo, mas de seu processo de seleção. Um funcionário criativo e inovador, que se sinta amordaçado, oprimido e humilhado não está errado: ele apenas não foi contratado pela empresa certa.

Anúncios

Sobre Rodrigo Moura

Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Cursando MBA em Economia Empresarial. Atuando na àrea de distribuição/atacado de um grande grupo empresarial do Paraná.
Esse post foi publicado em Especialista. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s