O concorrente mora ao lado

Por Max Gehringer

Qualquer empresa, de qualquer tamanho e de qualquer setor , sempre sofre com uma praga chamada concorrência.
Empresa concorrente, como qualquer um sabe, é aquela que é pior que a nossa, oferece produtos piores do que os nossos, tem funcionários com nível inferior aos nossos, mas, por algum motivo estranho e desconhecido, vende mais do que nós.
Uma coisa que eu aprendi na vida é que empresas inteligentes sempre têm concorrentes de bom nível, enquanto as empresas burras têm concorrentes ignorantes. Sempre que uma empresa decide tratar o concorrente como um traste, ela pode esperar pelo pior, porque a reação normal do desafeto será a de partir para a ignorância. E, como se sabe, daí para frente será o caos, porque dois ignorantes jamais chegam a um acordo. Concorrentes são adversários, não são inimigos. Bons concorrentes se ajudam no desenvolvimento do mercado, através de produtos melhores, de inovações e de boas campanhas. Maus concorrentes diminuem a qualidade e promovem guerras de preço, achando que, assim, estarão prejudicando o outro e não a si mesmos. Bons concorrentes cooperam entre si, dentro dos limites legais e éticos. No caso dos funcionários, a coisa funciona da mesma maneira.
Funcionários são seres humanos normais, que procuram o sucesso pessoal. Para conseguir isso, terão que superar seus concorrentes, que são os colegas que estão na mesa ao lado. E aí, como enfrentar a concorrência de um colega? Os bons concorrentes conversam. Os  maus concorrentes se ignoram. Os bons concorrentes se ajudam. Os maus concorrentes querem prejudicar um ao outro. Bons concorrentes se entendem. Maus concorrentes vivem se desentendendo. No mercado de trabalho, ser bom não basta. O segredo é saber convencer os colegas concorrentes de que somos melhores que eles, mas sem nunca tentar mostrar que eles são piores do que nós.

Anúncios

Sobre Rodrigo Moura

Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Cursando MBA em Economia Empresarial. Atuando na àrea de distribuição/atacado de um grande grupo empresarial do Paraná.
Esse post foi publicado em Gestão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s